terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Ciclo de Vida em BPM



O BPM, como o próprio nome cita, é uma abordagem que visa o gerenciamento e organização de processos de negócios. Uma ferramenta estratégica que em algumas definições é dividida em ciclos. Segue uma das abordagens desse tipo resumida por Soraya Alvares.

1. Planejamento e estratégia:

Este é o momento de desenvolver uma estratégia dirigida para processos. Pois tal desenvolvimento oferecerá estrutura e direcionamento para a gestão contínua dos processos e seu objetivo macro deve estar alinhado com os da empresa e para isso, é necessário ter conhecimento sobre as metas da empresa.

2. Análise de processos de negócio:

A análise do processo é quando serão validadas as informações antes da ação efetivamente. É quando o contexto no qual as metas e objetivos estão inseridos são medidos e suas variáveis, como fatores externos, são identificadas.

3. Desenho e modelagem:

Na prática, as pessoas tendem a achar que sabem como o processo funciona, mas ao desenhá-lo é possível identificar as falhas, repetições e fases desnecessárias. Portanto o desenho do processo é sua materialização. É neste momento que perguntas como: O quê, quando, onde, quem e como serão respondidas.

Conforme comentado acima, essas três primeiras fases podem variar conforme a maturidade da empresa na prática de BPM. Elas podem se tornar uma fase com três etapas, ao invés de três fases. Consequentemente despende de menos tempo.

4. Implementação de processos:

Agora é à hora da ação: quando o desenho é posto em prática. É o momento também de pequenos ajustes.

5. Monitoramento e controle:

Monitorar ajuda a prover informações sobre o desempenho através de métricas. E ajuda a pensar em ações de refinamento.

6. Refinamento:

Mediante os resultados é preciso fazer uma melhoria ou redesenho de determinado processo. O monitoramento deve ser contínuo para que os resultados sejam alcançados. E assim, obtemos a satisfação da empresa.

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