quarta-feira, 26 de novembro de 2014

BPM CBOK Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge(Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimento)

Agora que sabemos exatamente o que é BPM , vamos adicionar mais uma sigla neste nosso baú de acrônimos, o CBOK(Common Body of Knowledge).
CBOK é um guia de boas práticas produzido pela ABPMP(associação internacional de profissionais de BPM), este documento é dividido em 9 capítulos, cada um trata de uma área de conhecimento, todas inter-relacionadas e complementares.


as definições a seguir foram retiradas do livro "Guia para Formação de Analistas de Processos", Gart Capote - 2011


1.      Gerenciamento de Processos
2.      Modelagem de Processos
3.      Análise de Processos
4.      Desenho de Processos
5.      Gerenciamento de Desempenho
6.      Transformação de Processos
7.      Organização de Processos
8.      Gerenciamento de Processos Corporativos
9.      Tecnologias de Gerenciamento de Processos


Área 1 - Gerenciamento de Processos de Negócio


Este capítulo do BPM CBOK trata dos conceitos fundamentais de BPM. Nesta área de conhecimento as principais definições conceituais da disciplina são estabelecidas e apresentadas. Definições como;
O que é negócio, o que é processo, o que é BPM, quais os tipos de processos, como é o ciclo de vida proposto, e outras. Um dos maiores ganhos que esta área de conhecimento traz para a comunidade profissional internacional é o estabelecimento formal de que BPM é uma disciplina de gestão, e não apenas uma tecnologia (BPMS). Neste ponto também é reconhecida a necessidade real de compromisso contínuo da organização para que as iniciativas de BPM tenham o impacto esperado.


Área 2 - Modelagem de Processos


Este capítulo do BPM CBOK trata do conjunto crítico de habilidades e processos que habilitam pessoas a compreender, comunicar, medir e gerenciar os componentes primários de processos de negócio. Ou seja, nesta área de conhecimento, temos as definições gerais sobre tudo que envolve a modelagem de processos – e não apenas a sua diagramação.  As diferenças entre modelo e diagrama serão apresentadas no capítulo “Levantamento e Modelagem de Processos”. Outro ponto importante relacionado a esta área de conhecimento do BPM CBOK é o reconhecimento formal das mais diversas notações e formas de representação de processos, independentemente de seu fabricante, cobrindo, por exemplo, técnicas de modelagem e notações como Flow Charting, IDEF, BPEL, BPMN etc.


Área 3 - Análise de Processos


Este capítulo do BPM CBOK trata das atividades, princípios e técnicas utilizados para a compreensão dos processos de negócio. É nesta área de conhecimentos que ratificamos o momento e a necessidade de se buscar uma visão real do atual estado dos processos. Neste capítulo são apresentadas atividades que buscam a avaliação do ambiente do negócio, o levantamento e a definição de necessidades do negócio.

É nesta área de conhecimento que estão cobertas as técnicas e Atividades de análise de processos aceitas e adotadas internacionalmente pela comunidade de processos. Neste ponto do ciclo de vida a análise se concentra na situação do momento atual, também conhecido como análise “As Is” (Como é).


nos próximos posts irei seguir com as definições das demais áreas de conhecimento especificadas no CBOK.

até mais.

Erasmo Sena


Fontes: 
http://www.abpmp-br.org/
http://www.mundobpm.com/
www.esaf.fazenda.gov.br - gestão por processos
"Guia para Formação de Analistas de Processos", Gart Capote - 2011

Gestão por Processos: Um caso de Sucesso


Hoje venho trazer para vocês o depoimento de Paulo Ivan Mello  que é gerente de processos e qualidade na Serasa Experian. Nesse depoimento ele mostra como funciona o processo de gestão em sua empresa, que vem ilustrar um caso de implantação de BPM.


Paulo Ivan Mello
Gerente de Processos e Qualidade na Serasa Experian

     Na Serasa Experian, temos uma visão consistente de geração de resultados em todas as nossas etapas de negócio, de forma que todos estão envolvidos e engajados na mesma direção, com a preocupação de que temos o melhor processo possível e necessário para cada etapa do nosso negócio. 
   Adotamos uma organização funcional e que estimula que todos entendam como os processos funcionam, o que melhora as interfaces entre as diversas áreas, a fim de que se obtenham os melhores resultados. Recentemente,implementamos o desenho e compartilhamento de todos os processos da empresa em um formato bastante didático.Um ponto importantíssimo é nossa área de apoio para estimular o tema na organização com a apresentação de workshops, treinamentos, consultoria interna e comunicação, além de cada funcionário ser responsável pela visão horizontal do seu processo, independente do organograma.
     A adoção da visão por processos trouxe uma efetiva melhora na gestão dos nossos processos, garantindo a gestão do conhecimento, a medição dos resultados dos processos e o monitoramento, de forma a conseguir identificar oportunidades de melhorias e também mudanças relevantes para a execução. Trabalhando dessa forma, conseguimos que as entregas para os clientes sejam mais consistentes e mais rápidas, aumentando a satisfação.

MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE PROCESSO

     A priorização é um tema muito importante para a organização, pois temos uma dinâmica de mercado bastante acelerada, de forma que precisamos estar efetivamente atentos ao que está acontecendo para conseguirmos resultados efetivos. Atualmente, fazemos um cuidadoso desdobramento da estratégia, com a criação de mapas estratégicos e mapas de contribuição que são usados continuamente para direcionar a execução das nossas ações.     Com isso, temos a operacionalização eficaz da estratégica da nossa organização, com resultados acima da média de mercado.

MENSURAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS

     Temos a mensuração dos resultados internos por meio de análise de ganhos, sejam eles financeiros, de confiabilidade, de tempo de resposta, de riscos ou de satisfação de clientes, desde o momento em que o projeto teve início ou 22 continuamente. 
      O monitoramento e avaliação dos resultados da nossa execução de estratégia ocorrem por meio de avaliação de indicadores gerenciais, que são discutidos mensalmente por todo o time de gestão da empresa. Caso seus resultados não sejam suficientes, são criados planos de ação de curto, médio e longo prazo. Além disso, temos uma comunicação desses resultados de forma consolidada para todo o grupo de gestão da organização.
   Trimestralmente, existe uma análise crítica da alta direção sobre a execução da estratégia, de forma a decidir pelo direcionamento de ações que eventualmente precisem de cuidados especiais. Para os clientes externos, temos a medição por meio do NPS – Net Promoter Score -, em que se avalia a lealdade dos nossos clientes para com os nossos serviços. Nessas avaliações, os resultados têm sido bastante efetivos.

RECONHECIMENTO 

    Gestão é um tema histórico da organização e já recebemos o reconhecimento de premiações nacionais, como o Prêmio Nacional da Qualidade, por três vezes, e internacionais, como o Prêmio Ibero Americano, por duas vezes. 
    Também temos um longo histórico de gestão baseada em resultados, com o uso de indicadores gerenciais. Contudo, como gestão é um tema em constante evolução, sempre buscamos no mercado o que temos de referência e também como podemos obter as melhores práticas e resultados. Atualmente, temos um modelo de indicadores que estimula a previsibilidade e análise de causa para conseguirmos manter as entregas em um patamar diferenciado, um sistema de gestão da qualidade com as melhores práticas, como a medição contínua da maturidade dos nossos processos, de forma a priorizarmos a nossa energia, e times consultivos para projetos de processos e de melhoria.

PERSPECTIVAS FUTURAS

     Estamos em constante evolução e acompanhamos o que vem acontecendo no mundo acerca do tema. O nosso maior desafio no momento é conseguir fazer que os resultados sejam obtidos com uma velocidade maior e com mais inteligência, reforçando a criação de valor do negócio para nossos clientes cada vez mais em um patamar mais elevado.
   Gestão é um tema histórico da organização e já recebemos o reconhecimento de premiações nacionais, como o Prêmio Nacional da Qualidade, por três vezes, e internacionais, como o Prêmio Ibero Americano, por duas vezes. 

domingo, 23 de novembro de 2014

Sopa de letrinhas

Sopa de letrinhas

Hoje o post vem um pouco diferente, sempre que se deseja aprofundar em um tema, é importante conhecer algumas das vertentes que englobam esse tema, então uma sopa de letrinhas é sempre bem vinda para tal finalidade.
BPM significa Business Process Management, ou seja: Gerenciamento de processos de negócio, então para compreender tal significado é importante antes compreender o que são processos e negócios.

Processo, segundo o http://www.dicio.com.br/processo/ (dicionário online) é uma ação que expressa continuidade na realização de determinada atividade, ou ato prolongado e contínuo, em que há uma sequência constante cujos procedimentos apresentam certa unidade ou se desenvolvem de modo regular,portanto o processo em uma organização é algo contínuo, e como tal, deve estar sempre sujeito a análises afim de aprimoramento.

Em seguida ainda em BPM temos negócio, o que deixa claro que seja direta ou indiretamente, um dos intuitos do uso e estudo de BPM é justamente melhorar os negócios da organização, para que a mesma tenha melhor retorno, seja ela uma organização com fins lucrativos ou não, já que esse ganho pode ser recebido de outras formas como em bem estar para os funcionários ou menos poluição ao meio ambiente por parte da organização.

Quando unimos os dois conceitos temos processos de negócio, que tem como principal característica ultrapassar limites funcionais, ou seja, são processos mais lapidados do ponto de vista da administração, pois podem envolver(e em geral o fazem) várias áreas de conhecimento e produção.

BPMS agrega o conceito de sistemas à BPM, ou seja, trata de sistemas que auxiliam de alguma maneira a utilização da BPM por parte de alguma organização, como controlar e melhorar de alguma maneira os processos da mesma.


Em seguida temos BPMN(Business Process Modeling Notation), que se refere a uma notação padrão para definir um fluxo ponta a ponta de um processo de negócio, muito utilizado atualmente por empresas que desenvolvem BPMS, e portanto crucial para o mercado atual.