terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO NAS ORGANIZAÇÕES

A gestão de processos de negócios (BPM) está ficando cada vez mais em evidencia e não é atoa, pois o foco nos processos vem gerando de fato resultados positivos para quem utiliza de forma correta os conceitos, e consequentemente as ferramentas que o BPM trás. É perceptível a  necessidade das organizações de tentar se estruturarem para gerenciar os seus processos e automatizá-los (Andrade et al., 2013).

Em contra partida, observando de forma geral a quantidade de empresas que não tem foco nos processos ou que não passa para organização como um todo, esta ideia ainda é grande, nem todas as organizações tem noção do potencial da gestão dos processos. Uma vez tendo essa noção, as  empresas poderão tomar decisões de forma mais lúcida para poder analisar, melhorar, medir e controlar de forma holística e uniforme todos os seus processos. Dentro deste contexto ainda existem as empresas que adotam gestão por processos, mas não seguem seu conceito e filosofia (Oliveira et al., 2012).

Alinhar a gestão de negócios da empresa com foco nos processos viabiliza uma melhor identificação de falhas ou determinados pontos do processo que com o menor custo possível podem melhorar os resultados. Do ponto de vista da TI o foco em processos pode  facilitar a modularização de sistemas computacionais.

Atualmente os processos de negócios tem sido fundamentais tanto no crescimento quanto no objetivo fim das organizações, sendo assim, torna-se clara a importância do uso dos conceitos de BPM para quem busca competitividade e destaque no mercado. Gerar um ciclo no qual os processos são modelados e avaliados com o intuito de melhorar os resultados dos mesmos tem se provado uma forma efetiva de conseguir destaque no mercado e portanto é uma ideia que pode ser aplicada a qualquer organização. Isso não necessariamente implica no uso de softwares e sistemas gigantescos que ajudem tomadas de decisão, muitas vezes uma pequena empresa precisa apenas de um quadro branco no qual alguns fluxos de processos são explicitados, e à medida que os gerentes alteram o conteúdo desse quadro o que se passa nada mais é do que uma aplicação de BPM de uma forma simples porém funcional para o caso.

Referências: http://faculdadeguararapes.edu.br/revista/index.php/reets/article/view/11/17

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