terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Analise de Processos

O primeiro passo

O primeiro passo para definir um novo processo ou atualizar um que já exista é criar um entendimento comum do estado atual ("AS-IS") do processo e como ele cumpr seus objetivos. Esse entendimento é alcançado através da análise de processos.

A análise de processos de negócio

A análise de processos proporciona uma compreensão das atividades do processo e os resultados dessas atividades e dos processos em relação à sua capacidade de atender as metas pretendidas. Analisa também as restrições e rupturas que interferem no desempenho do processo.
É realizada por meio de várias técnicas, incluindo modelagem, entrevistas,
simulações, entre outras. Muitas vezes, contempla estudo do ambiente de negócio, contexto organizacional do processo, fatores que contribuem para o ambiente operacional, características do segmento de negócio, regulamentações governamentais e do segmento de negócio, pressões de mercado e da concorrência.
A análise de processos constitui a base para o desenho de processos.




Por que fazer análise de processos?

Poucas pessoas realmente conhecem como o trabalho é de fato executado na
totalidade de um processo ou mesmo de uma área funcional. Gestores obviamente têm uma boa ideia, mas o fato de que muitas regras são criadas para atender "espaços em branco" de trabalho não automatizados e que a maioria das regras existentes é interpretativa, significa que ninguém realmente pode assegurar que qualquer atividade será executada da mesma forma duas vezes. Essa é uma razão para que a consistência de resultado seja um problema em muitas organizações.

A análise de processos é essencial para avaliar como os processos de negócio estão operando. O principal benefício de analisar o estado atual ("AS-IS") é o entendimento comum de como o trabalho é feito. Com a criação de uma avaliação inicial baseada em fatos documentados e validados, a análise do "AS-IS" pode ajudar na transformação de processos e melhor atender os objetivos de negócio.

A informação gerada a partir da análise de processos inclui:

•Uma compreensão da estratégia, metas e objetivos da organização
• O ambiente de negócio e o contexto do processo (por que o processo existe)
• Uma visão do processo na perspectiva interfuncional
• As entradas e saídas do processo, incluindo fornecedores e clientes
• Os papéis e handoffs de cada área funcional no processo
• Uma avaliação da escalabilidade, utilização e qualificação de recursos
• Uma compreensão das regras de negócio que controlam o processo
• Métricas de desempenho que podem ser usadas para monitorar o processo
• Resumo das oportunidades identificadas para aumentar a eficiência e a eficácia

A perspectiva ponta a ponta que uma visão de processos oferece, permite que gestores compreendam o escopo e o impacto dos problemas e onde eles iniciam. Essa é uma questão-chave na eliminação de problemas ou seu relacionamento com coisas que não podem ser mudadas (tais como uma regulamentação governamental ou uma restrição natural). Com essa fundação, será possível avançar para um modelo operacional baseado em aprendizado e transformação.

Fonte : trechos e definições retiradas do cbok guide abpmp v3

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