terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Iniciando a análise


Embora os processos a serem analisados possam ter sido determinados no contexto corporativo, podem haver casos de prioridades concorrentes entre processos que precisam ser analisados. Por essa razão, análise   interfuncional deve incluir uma governança que estabeleça critérios de priorização e ordenação dos processos a serem analisados. Por exemplo, uma organização pode identificar os seguintes critérios:
• Processos primários, experiência de consumo e "momentos da verdade" da
     interação do cliente com a organização
• Rentabilidade das operações
• Suporte a processos primários
• Impacto de mudança interfuncional
• Impacto na estratégia de negócio
•Desempenho (custo, prazo, capacidade e qualidade)

Pontuações podem ser usadas para atribuir valores a esses fatores e a priorização pode ser recomendada com base em processos com maiores pontuações. Envolve avaliar cada processo atribuindo um grau de importância entre 1 e 10, sendo 10 o mais importante. Uma vez que cada membro da equipe tenha avaliado cada processo, é calculada a média dos resultados e o processo com a contagem mais elevada é o primeiro a ser melhorado.
Outro método de classificação é a criação de uma matriz importância x urgência

Cada processo é listado em algum lugar dentro da matriz baseado em sua
importância para a organização e urgência de realização. Aqueles processos que marcarem elevada importância e urgência são os que necessitam de mais atenção.Qualquer que seja o método escolhido para priorizar processos para análise, os processos selecionados devem diretamente atender objetivos da organização e ter um impacto positivo na experiência do cliente. Este aspeto é particularmente importante no uso de métodos de priorização de iniciativas, pois deve incluir a capacidade de previsão de mudança futura e de necessidades e expectativas de clientes.

Fonte : trechos e definições retiradas do cbok guide abpmp v3

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