terça-feira, 6 de janeiro de 2015


Gestão de Processos de Negócio (BPM)



Para quem está chegando agora no blog, ai vai um pequeno resumo sobre o quê foi abordado até agora. Nesse resumo vamos falar um pouco sobre o conceito de BPM e ferramentas que facilitam seu uso.

BPM é a gestão de processos com abordagem holística focada em alinhar os processos das organizações as necessidades dos clientes. O objetivo do BPM é desenvolver processos de negócios eficientes e eficazes com flexibilidade baseados em tecnologia. Tem foco em melhoria contínua de processos e inovação. Uma organização com foco no cliente obtém maior satisfação dos clientes, melhor qualidade dos produtos, velocidade de entrega de produtos e serviços e libera produtos baseado nas necessidades e requerimentos do mercado.
Como uma abordagem gerencial, o BPM considera que os processos das organizações devem ser continuamente melhorados para oferecer valor agregado aos clientes e acionistas. A diferença dos tradicionais métodos de qualidade total (TQM, Total Quality Management) e Melhoria Contínua de Processos estão no uso de tecnologia para apoiar as transformações organizacionais. Inicialmente, o BPM tinha foco na automação dos processos de negócio com o uso da tecnologia da informação, porém com a evolução do conceito passou a integrar as interações humanas.
O BPM pode ser usado para entender as estruturas organizacionais a partir das relações entre os processos. O BPM permite abstrair os processos de negócios da plataforma da infraestrutura tecnológica. O BMP se propõe ir além da automação de processos de negócios através de software, mas permitir que as empresas respondam rapidamente às mudanças de comportamento dos consumidores. Quando incluídos em um modelo de processo, essas relações passam a ser a estrutura central do gerenciamento corporativo.
Evoluindo na sua abordagem de descrever e melhorar processos, o BPM a partir de 2010 permite acoplar outras metodologias no seu modelo de gestão, como o Six-sigma. Com isso, são disponibilizadas ferramentas que permitem:
  • Visão – funções estratégicas e processo;
  • Definir – situação do processo atual ou melhorias a serem implantadas;
  • Modelar – simular mudanças de processos;
  • Analisar – comparar as várias simulações para selecionar o melhor processo;
  • Melhorar – implantar a melhoria selecionada;
  • Controlar – a partir de métricas definidas, avaliar o impacto das mudanças em tempo real e avaliar novas mudanças;
  • Reengenharia – a partir do zero, desenvolver novos processos baseados na inovação para obter melhores resultados.
O uso das ferramentas de BPM acopladas aos métodos de melhoria contínua e inovação permite a introdução de escritórios de inovação com visão holística e ampliada apoiados fortemente por tecnologia da informação. Uma das grandes vantagens desse modelo é realizar simulações com base em dados reais e não assumidos.
BPM é considerado um componente crítico de soluções de Inteligência Operacional (OI, Operational Intelligence) que proveem informações de em tempo real, permitindo ações gerenciais rápidas e eficazes. Possuir informações em tempo real permite ajustar e automatizar processos com base em regras mensuráveis, minimizando procedimentos de exceção. Desta forma, o BPM pode ser visto como uma ponte entre a TI e o negócio.
Existem quatro componentes principais no BPM:
  • Engenharia de Processos – uma plataforma robusta de modelagem e execução de processos baseados em aplicações com regras de negócios;
  • Análise de Negócios – permite aos executivos identificar problemas, oportunidades nos processos de negócios e tendências a partir de relatórios e painéis de informações gerenciais (dashboards);
  • Gestão de Conteúdo – provê um sistema para armazenar e disponibilizar com segurança documentos eletrônicos, imagens e outros arquivos;
  • Ferramentas de colaboração – permite eliminar as barreiras de comunicação entre departamentos através de fóruns de discussão, áreas de trabalho dinâmicas e murais virtuais.
O BPM permite o gerenciamento fim-a-fim dos processos, a consolidação de dados e aumenta a visibilidade e o acesso aos dados e informação de forma controlada e segura. Aumenta a flexibilidade e a funcionalidade da infraestrutura e dos dados, integra os sistemas existentes através de uma arquitetura orientada a serviços (SOA, Services Oriented Architecture) e estabelece uma linguagem comum para alinhamento entre a TI e o negócio.
Um software de BMP deve incluir pelo menos as seguintes funções:
  • Modelagem de processos;
  • Gerenciamento de segurança;
  • Ferramentas de colaboração;
  • Gerenciamento de formulários;
  • Portal de fluxo de trabalho (workflow);
  • Monitoramento de processos; e,
  • Análise de processos;
Fonte: http://www.efagundes.com/tecnologias/Gestao_de_processos_de_negocios.htm

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