terça-feira, 6 de janeiro de 2015

BPM CBOK Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge(Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimento) parte 2

 
Continuando o post anterior 

Área 4
Desenho de Processos

É nesta área de conhecimento que os princípios de desenho de processos de negócio são estabelecidos.
As atividades relacionadas ao desenho de processos visam a realização do projeto de novos ou melhores processos, também conhecidos no mercado em geral com “Melhoria” ou “Projeto” de processos. A diferença implícita mais evidente é a localização distinta na linha de tempo, onde análise trata do entendimento do presente, e o desenho, é orientado para o futuro. Conhecido popularmente como “To Be” (Por Ser).


Área 5
Gerenciamento de Desempenho de Processos

A premissa básica desta área de conhecimento pode ser reconhecida como “aquilo que não pode ser medido também não pode ser gerenciado”. Sendo assim, os esforços para melhoria e transformação de processos devem estar diretamente relacionados à capacidade corporativa de monitoria e gerenciamento do seu resultado – desempenho.
Como pontos principais abordados pelo BPM CBOK para esta área de conhecimento, podemos apontar a busca pelo estabelecimento dos objetivos da medição, especificação clara de medidores e suas medidas, provimento da comunicação dos resultados e a análise dos dados coletados.



Área 6
Transformação de Processos

Como premissa para a transformação de processos é evidenciada a grande importância e necessidade da fase de implantação dos processos, que, tal qual um produto de software, precisa respeitar as etapas de validação e testes para então entrar em execução – mesmo que de forma humana. A orientação da transformação de processos está diretamente norteada pela melhoria contínua com entendimento de modelos e padrões.


Área 7
Organização de Gerenciamento de Processos

Como principais pontos desta área de conhecimento, podemos considerar a declarar das responsabilidades e características dos participantes de uma organização gerida por processos, tais como Dono do Processo, Gerente do Processo, Analistas e Desenhistas de Processos, Arquitetos de Processos etc.


Área 8
Gerenciamento de Processos Corporativos – EPM
 
Trata da grande necessidade de se maximizar resultados dos processos de negócio de acordo com as estratégias do negócio.
Estas estratégias precisam ser bem definidas, e os objetivos funcionais estabelecidos precisam ser baseados nessas estratégias.
Além desses elementos, estabelece e apresenta três requisitos essenciais ao gerenciamento de processos corporativos:

ü  A medição centrada em clientes
ü  Processos em nível organizacional
ü  Plano de gerenciamento e melhoria de processos em nível organizacional


Área 9
Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio

Trata das tecnologias que facilitam a aplicação prática da disciplina de BPM, e dessa forma, apresenta a arquitetura comum aos produtos encontrados no mercado atual, bem como suas características específicas que os caracterizam formalmente como ferramentas de execução, monitoria e gerenciamento de processos, ou – Business Process Management Systems/Suites - BPMS. Como pontos comuns as arquiteturas vigentes nas ferramentas de BPMS, são destacadas as suas capacidades globais de:

ü  Visualização e simulação de processos
ü  Gerenciamento e monitoria de atividades
ü  Estabelecimento, uso e gestão das regras de negócio
ü  Capacidade de integração sistêmica e de dados
ü  Adoção e realização de atividades segundo Workflow
ü  Adoção de elementos de notações de processos
ü  Suporte e biblioteca de melhores práticas de mercado
 
trechos retirados de : 
http://www.mundobpm.com


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