Continuando o post anterior
Área 4
Desenho de Processos
É nesta área de conhecimento que os
princípios de desenho de processos de negócio são estabelecidos.
As
atividades relacionadas ao desenho de processos visam a realização do
projeto de novos ou melhores processos, também conhecidos no mercado em
geral com “Melhoria” ou “Projeto” de processos. A diferença implícita
mais evidente é a localização distinta na linha de tempo, onde análise
trata do entendimento do presente, e o desenho, é orientado para o
futuro. Conhecido popularmente como “To Be” (Por Ser).
Área 5
Gerenciamento de Desempenho de Processos
A
premissa básica desta área de conhecimento pode ser reconhecida como
“aquilo que não pode ser medido também não pode ser gerenciado”. Sendo
assim, os esforços para melhoria e transformação de processos devem
estar diretamente relacionados à capacidade corporativa de monitoria e
gerenciamento do seu resultado – desempenho.
Como
pontos principais abordados pelo BPM CBOK para esta área de
conhecimento, podemos apontar a busca pelo estabelecimento dos objetivos
da medição, especificação clara de medidores e suas medidas, provimento
da comunicação dos resultados e a análise dos dados coletados.
Área 6
Transformação de Processos
Como
premissa para a transformação de processos é evidenciada a grande
importância e necessidade da fase de implantação dos processos, que, tal
qual um produto de software, precisa respeitar as etapas de validação e
testes para então entrar em execução – mesmo que de forma humana. A
orientação da transformação de processos está diretamente norteada pela
melhoria contínua com entendimento de modelos e padrões.
Área 7
Organização de Gerenciamento de Processos
Como
principais pontos desta área de conhecimento, podemos considerar a
declarar das responsabilidades e características dos participantes de
uma organização gerida por processos, tais como Dono do Processo,
Gerente do Processo, Analistas e Desenhistas de Processos, Arquitetos de
Processos etc.
Área 8
Gerenciamento de Processos Corporativos – EPM
Estas
estratégias precisam ser bem definidas, e os objetivos funcionais
estabelecidos precisam ser baseados nessas estratégias.
Além desses elementos, estabelece e apresenta três requisitos essenciais ao gerenciamento de processos corporativos:
ü A medição centrada em clientes
ü Processos em nível organizacional
ü Plano de gerenciamento e melhoria de processos em nível organizacional
Área 9
Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio
Trata das tecnologias que facilitam a aplicação
prática da disciplina de BPM, e dessa forma, apresenta a arquitetura
comum aos produtos encontrados no mercado atual, bem como suas
características específicas que os caracterizam formalmente como
ferramentas de execução, monitoria e gerenciamento de processos, ou – Business Process Management Systems/Suites - BPMS. Como pontos comuns as arquiteturas vigentes nas ferramentas de BPMS, são destacadas as suas capacidades globais de:
ü Visualização e simulação de processos
ü Gerenciamento e monitoria de atividades
ü Estabelecimento, uso e gestão das regras de negócio
ü Capacidade de integração sistêmica e de dados
ü Adoção e realização de atividades segundo Workflow
ü Adoção de elementos de notações de processos
ü Suporte e biblioteca de melhores práticas de mercado
trechos retirados de :
http://www.mundobpm.com
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