terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Manifesto sobre Processos de Negócio

Editado por Roger Burlton, P.Eng, CMC
Versão em Português
Fonte: Revista BPM em foco 2ª edição.

Definição de um Manifesto: Uma declaração pública de intenções, motivações ou visões – uma declaração pública da política ou intenção.

Desenvolvido por Roger Burlton, o Manifesto de Processos de Negócios é o resultado de mais de 20 anos de experiência trabalhando como consultor de Business Process ao lado dos seus amigos e colegas que trabalham como acadêmicos, consultores e profissionais de processos de negócios.

Motivos para criação do Manifesto de Processos de Negócios: 


  • Há muita confusão sobre os conceitos de Processo de Negócio e sua terminologia.
  • Não existem padrões atuais sobre os fundamentos de Processo de Negócio.
  • Abordagens sobre Processo de Negócio tornaram-se muito complexas para permitir fácil compreensão e adoção.
  • Erros cometidos na implantação de estratégia, arquitetura, análise e revisão de Processo de Negócio são o resultado do mau entendimento dos conceitos e práticas sobre Processo de Negócio.
  • Há necessidade de um conjunto profissional, disciplinado, repetível e confiável de práticas sobre Processo de Negócio.
  • Há necessidade de que Processos de Negócio sejam geridos como ativos da Organização e que possam ser comumente entendidos, compartilhados e reutilizados.
  • Não pode haver um corpo de conhecimento útil sobre Processo de Negócio sem uma sólida fundamentação semântica baseada em princípios.

  • Princípios:
    • Um Processo de Negócio descreve o trabalho de uma organização. 
    • Um Processo de Negócio cria valor para os clientes e outros stakeholders do Processo de Negócio. 
    • Um Processo de Negócio é executado por um conjunto de recursos em várias organizações ou unidades
    • Um Processo de Negócio existe em um contexto de negócio definido. 
    • Objetivos e metas de Processo de Negócio suportam os objetivos estratégicos e as metas do negócio.
    • O nome ideal de um Processo de Negócio é não ambíguo, adequado à linguagem específica do negócio e internamente consistente. 
    • O modelo de um Processo de Negócio permite múltiplas perspectivas, notações e diagramas.
    • Um Processo de Negócio é um ativo organizacional único
    • que emprega outros ativos organizacionais.
    Acesse aqui o Manifesto sobre Processos de Negócios:
      www.bpmlab.com.br/moodle/course/view.php?id=130 

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário