Versão em Português
Fonte: Revista BPM em foco 2ª edição.
Definição de um Manifesto: Uma declaração pública de intenções, motivações ou visões – uma declaração pública da política ou intenção.
Desenvolvido por Roger Burlton, o Manifesto de Processos de Negócios é o resultado de mais de 20 anos de experiência trabalhando como consultor de Business Process ao lado dos seus amigos e colegas que trabalham como acadêmicos, consultores e profissionais de processos de negócios.
Motivos para criação do Manifesto de Processos de Negócios:
Princípios:
- Um Processo de Negócio descreve o trabalho de uma organização.
- Um Processo de Negócio cria valor para os clientes e outros stakeholders do Processo de Negócio.
- Um Processo de Negócio é executado por um conjunto de recursos em várias organizações ou unidades
- Um Processo de Negócio existe em um contexto de negócio definido.
- Objetivos e metas de Processo de Negócio suportam os objetivos estratégicos e as metas do negócio.
- O nome ideal de um Processo de Negócio é não ambíguo, adequado à linguagem específica do negócio e internamente consistente.
- O modelo de um Processo de Negócio permite múltiplas perspectivas, notações e diagramas.
- Um Processo de Negócio é um ativo organizacional único
- que emprega outros ativos organizacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário