Na
literatura existem diversos modelos para o ciclo de vida do BPM, mas
todos usam como base o PDCA(Plan, Do, Check, Act) de Deming. Nos próximos posts tratarei deste modelo e de suas fases.
Plan
O objetivo da fase Planejar (Plan) do ciclo de vida PDCA é assegurar alinhamento do contexto de processos de negócio e do desenho de processos com os objetivos estratégicos da organização. A definição do contexto de processos de negócio é o meio para assegurar uma compreensão sólida de como o processo se relaciona com seu ambiente externo. Esse passo é realizado para assegurar uma compreensão do escopo do processo em que, minimamente, as seguintes informações devem ser conhecidas:
O cliente do processo
O objetivo da fase Planejar (Plan) do ciclo de vida PDCA é assegurar alinhamento do contexto de processos de negócio e do desenho de processos com os objetivos estratégicos da organização. A definição do contexto de processos de negócio é o meio para assegurar uma compreensão sólida de como o processo se relaciona com seu ambiente externo. Esse passo é realizado para assegurar uma compreensão do escopo do processo em que, minimamente, as seguintes informações devem ser conhecidas:
O cliente do processo
• A
saída do processo e uma compreensão clara do por quê essa saída é
considerada valiosa para o cliente
• Como
o processo e seu resultado se alinham à missão organizacional e
oferecem suporte aos objetivos estratégicos
• Como, contextualmente, o processo se encaixa em uma arquitetura corporativa de processos
• As entradas do processo, e os eventos que podem disparar a execução de instâncias do processo
• A existência de controles, tais como regulamentações externas, políticas ou regras internas que restringem o desenho e a execução do processo
• Referências para o desempenho-alvo do processo
Uma vez que o contexto do processo é estabelecido, os mecanismos internos dos processos de negócio podem ser representados. Esse passo é fundamental na definição de que resultados são produzidos, que trabalho é realizado, QUANDO o trabalho é realizado, ONDE, POR QUEM e sob quais restrições. Um modelo de processos de negócio bem elaborado irá representar de forma clara ao menos:
• As atividades que compõem o processo de negócio
• Os entregáveis e artefatos que são produzidos durante a execução do processo e os estados através dos quais progridem
• As organizações, funções e papéis que participam da execução do processo
• Os sistemas de informação utilizados para apoiar a execução do processo
• As localizações nas quais as atividades são executadas e onde os entregáveis e artefatos relacionados ao processo são armazenados
• Os eventos específicos que levam à execução do processo
• As regras de negócio que limitam a execução do processo
• As métricas de desempenho de processos e pontos de medição
Adicionalmente, um processo de negócio bem modelado irá ao menos detalhar os relacionamentos entre os componentes de processos de negócio acima identificados. Por exemplo:
• Que papéis são responsáveis pela execução de quais atividades
• Que
atividades produzem quais entregáveis
• Que
eventos disparam quais atividades Que atividades são executadas em
quais locais
• Que
entregáveis são armazenados em quais locais
• Que
sistemas de informação apoiam quais atividades
Sucesso
na fase Planejar gera:
• Entendimento claro de como o processo de negócio apoia a missão organizacional. A validação de que a saída do processo contribui, direta ou indiretamente, para a proposição de valor para o cliente
• Garantia de que o modelo do processo provê suporte à visão organizacional. Se implementado conforme desenhado, o processo atenderá às expectativas de desempenho que podem ser conectadas a metas de eficiência e eficácia organizacional
Em organizações que não possuem a capacidade de se envolver em um
planejamento adequado, a implementação de processos é conduzida por suposição e intuição. Essas organizações, muitas vezes, sofrem com falta de alinhamento, embates políticos, combate a “incêndios", cadeias de valor quebradas ao longo de silos funcionais, equipe operacional desconectada do gerenciamento e incapacidade para impulsionar o progresso.
Fonte : trechos e definições retiradas do cbok guide abpmp v3
Nenhum comentário:
Postar um comentário